quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Países Desenvolvidos – São países onde a industria começou a desenvolver-se há mais tempo e tem melhores condições de vida. É onde a agricultura emprega uma reduzida proporção da população activa nestes países.

Países em Desenvolvimento – Países onde a indústria começou a desenvolver-se apenas na segunda metade do séc. XX e onde existem problemas de alimentação, saúde e educação. Mas onde a agricultura ainda ocupa uma parte significativa da população activa.

Crescimento – Aumento do rendimento produzido por um país ou região
Desenvolvimento – Melhoria da qualidade de vida da população de um país ou região.

PIB per capita – Produto Interno Bruto por habitante. O PIB é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos numa região ou num país pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano.

IDH – Índice de desenvolvimento humano. Ele mede o progresso de um país em três dimensões básicas: receber instrução, ter um nível de vida digno e uma vida longa e saudável.


Esperança Média de Vida (EMV)- Número provável de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade predominantes aquando do seu nascimento se mantivessem os mesmos ao longo da sua vida.
Taxa de Alfabetização – Percentagem de população com 15 anos ou mais que pode ler e escrever com compreensão.

Taxa de Escolarização Bruta – Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básicos, secundário e superior em relação á população com a idade escolar oficial para os três níveis.

ONU – Organização das Nações Unidas.

RDH – Relatório de Desenvolvimento Humano. Ele apresenta o IDH para 175 países membros da ONU e ainda para Hong Kong e os territórios Ocupados da Palestina.


OCDE – Organização para a cooperação e o desenvolvimento económico. Organização internacional criada em 1961. Esta conta com 30 países-membros.


CEI – Comunidade de Estados independentes. Organização internacional criada em 1991 e que envolve 11 países que pertenceram á antiga União Soviética (URSS).


OMS – Organização Mundial da Saúde.


Taxa de Mortalidade Infantil – Número de óbitos de crianças com menos de um ano por 1000 nados-vivos, ocorridos durante um ano numa determinada região ou país.


Fome – Em sentido restrito, é o nome dado á sensação fisiológica do nosso corpo quando tem necessidade de alimentos; em sentido amplo refere-se á subnutrição.
Subnutrição – Estudo de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.

Obesidade – Doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo.
Sobrenutrição – Ingestão excessiva de alimentos, de vitaminas ou de outros
Suplementos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá José!
Gostei do teu trabalho. Acho que a escolha das imagens está apropriada.
Parabéns e beijoquinhas.

Xphia disse...

UFA!
Até que enfim! Finalmente este e-portfolio ganha 'vida'.

Bem sei que estiveste sem net em casa mas ainda assim, face aos recursos que a escola tem e às disciplinas de TIC e AP que têm trabalhado am parceria com as restantes disciplinas, era suposto esta publicação ter sido mais cedo. Afinal era uma tarefa bastante simples...

Espero que retomes o ritmo de trabalhado que deste prova no 8ºano, pois como tu tão bem disseste:« eu não melhorei no 8ºano, eu tinha era piorado no 7ºano.» Por isso espero retomar em breve a este espaço para novos comentários!

Quanto ao blog actualiza os links da turma.

 
style>